Pages

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

OBRAS DE: Jane Austen.

Jane Austen (Steventon, Inglaterra, 16 de dezembro de 1775 - Winchester, Inglaterra, 18 de julho de 1817) é, até hoje, uma das mais importantes escritoras da literatura inglesa. Seus livros podem, à primeira vista, parecer simples histórias de amor, mas por trás disso a ironia de Jane critica a sociedade em que vivia. Popular até hoje, a inglesa é um dos poucos exemplos de autores clássicos que tiveram fama ainda em vida.
Mesmo quem ainda não leu um de seus livros conhece Jane Austen por causa das inúmeras versões para cinema de suas obras. O filme mais recente é a aclamada versão de 2005 de Orgulho e preconceito, estrelada por Keira Knighley e Matthew MacFadyen.

Razão e sensibilidade (1811): O primeiro livro de Austen conta a história das irmãs Elinor e Marianne Dashwood. Quando o pai delas, sr. Dashwood morre, a propriedade da família vai para John, meio-irmão delas, levando as mulheres Dashwood a passar por diversas circunstâncias. As irmãs Dashwood se mudam para outra casa, mais simples e distante, o que traz a elas novos relacionamentos. O contraste entre as irmãs, mostrando Elinor mais racional e Mariane mais emotiva e passional, é resolvido quando cada uma encontra, à sua maneira, a felicidade.

Orgulho e preconceito (1813): O grande favorito dos leitores, mostra como Elizabeth Bennett lida com as quatro irmãs, a mãe louca para arrumar casamentos para todas elas e a sociedade aristocrática do início do século XIX em que vive. Elizabeth é a segunda de cinco filhas de um proprietário rural na cidade fictícia de Meryton, em Herfordshire, Inglaterra. Decepcionada com toda a tolice e desespero que envolve casamentos, Elizabeth não está muito empolgada em ser a esposa de alguém. Até que conhece Mr. Darcy, um homem riquíssimo e, à primeira vista, extremamente arrogante.

Mansfield Park (1814): Conta a história de Fanny Price, uma garota pobre criada por seus tios ricos. Muito tímida, recatada e prestativa, Fanny nutre secretamente um amor por seu primo Edmund, que, apesar de muito afetuoso, não corresponde a seus sentmentos. No entanto, a protagonista acaba por cativar o rico e mulherengo Mr. Crawford, que, apesar da falta de dinheiro de Fanny, decide se casar com ela, e não mede esforços para ganhar o coração da moça.

Emma (1815): Emma Woodhouse, aos 20 anos, é uma bela, privilegiada e mimada inglesa que vive na propriedade fictícia de Hartfield, em Surrey, com seu pai hipocondríaco. O amigo e único critico de Emma, o gentil George Knightley, é seu vizinho no condado de Donwell, e irmão do marido de sua irmã mais velha, Isabella. Quando o romance inicia, Emma está presenciando o enlace de Miss Taylor, sua melhor amiga e antiga governanta, com Mr. Weston, casamento esse que foi possibilitado pela ação de Emma, o que a leva a tomar a decisão de manipular a vida das pessoas com a função de planejar e promover aproximações e casamentos.

A Abadia de Northanger (1818 - póstuma): Catherine tem uma imaginação desenfreada devido às leituras dos romances de terror de Ann Radcliffe, escritora famosa à época, autora de Os mistérios de Udolpho e O italiano. É o livro mais satírico de Austen: Catherine é mais ingênua do que o aceitável, seu amado Henry é a personificação exagerada de todas as virtudes masculinas, os amigos são falsos, interesseiros e fúteis.

Persuasão (1818 - póstuma): Aos 19 anos, Anne Elliot se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento. Após oito anos, Anne reencontra Frederick, agora um rico capitão da Marinha, cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove.

Jane Austen publicou também três trabalhos curtos, em que experimenta estilos diferentes de seu habitual. A novela epistolar Lady Susan é sobre uma esnobe sem escrúpulos que brinca com os afetos de vários homens. The Watsons traz a espirituosa heroína Emma, que perde a oportunidade de um casamento por causa do orgulho e de sua falta de dinheiro. Escrito nos últimos meses de sua vida, Sanditon é um romance inacabado. Mostra a vida num recém-criado resort à beira-mar, povoado de hipocondríacos e especuladores.

0 comentários:

Postar um comentário